1/13/2015

[Resenha] Para onde ela foi - Gayle Forman

Ano de Publicação: 2011
Páginas: 239
Editora: Novo Conceito
Gênero: Ficção. Ficção juvenil
Classificação: 3/5

Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só não quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos - não em milhas, não em continentes, não em anos -, e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.
Com a mesma força dramática de Se eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para onde ela foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.


Eu fiquei muito ansiosa com esse livro, aquela vontade incontrolável de saber "e agora? O que acontece?", mas dessa vez narrado por Adam, no começo achei interessante mostrar o lado de outro personagem, seus pensamentos, saber realmente como ele é, além da visão superficial.
Relembrando que no primeiro livro Mia sofre um acidente e perde toda sua família, Adam seu namorado permanece ao seu lado do início ao fim, até a sua decisão, ficar. Até aí tudo bem, admito que cheguei a acreditar que o final seria esse, a garota retornaria, continuaria tocando seu violoncelo, se casaria com Adam e viveria feliz para sempre. Mas a autora foi além disso, ela quis trazer algo a mais, além disso, ainda existiam lacunas a ser fechadas, como: "Ela foi aprovada em Juilliard?" ou "O que houve com a Shooting Star?" e é isso que essa continuação nos proporciona.
3 anos após o acidente que ocorreu com Mia, Adam se torna um astro do rock famoso e se vê sozinho e perdido nesse mundo. Enquanto isso, em lados totalmente opostos, a garota é um talento de Juliiard e está inciando sua carreira.

Logo no começo do livro podemos perceber o declínio de Adam, sua vida mudou, ele é famoso e isso seria motivo de alegria e comemoração, se não fosse o fato de que o amor da sua vida não está mais junto dele. No início de alguns capítulos estão trechos de algumas músicas escritas pelo guitarrista e que demonstram seu sofrimento e angústia. Nem mesmo sua banda permanece ao seu lado, na verdade, ele mesmo se afasta e decide fazer tudo separado dos mesmos. Seu namoro é um fracasso, um romance de fachada com Bryn, uma garota rica e mimada, que só se importa em esbanjar dinheiro.
Por acaso, Adam encontra uma placa anunciando o concerto de Mia, o que o deixa curioso para revê-lá. E é exatamente isso que ele faz, vai até lá, compra o ingresso num dos piores lugares, tudo para ouvi-lá tocar novamente. Mas o que ele não esperava seria que a garota o mandaria chamá-lo para ir até seu camarim. Ele vai até lá, nervoso, sem dizer quase nenhuma palavra, a conversa dos dois é simples e rápida, isso porquê o astro do rock não consegue se aproximar dela, tudo é tão estranho. Por que ela ela o estaria chamando ali justo agora? Depois de tudo o que houve.
Adam se perde em seus próprios pensamentos, ele já não se aguenta sem seus remédios antidepressivos e sai em busca de uma saída.O que ele tenta entender é o porquê de Mia o chamar ali depois de tudo.
Ao decorrer do livro começamos a entender o que houve entre Adam e Mia, desde a escolha dela de ir para Julliard, até a depressão do garoto. Um fato é que podemos comparar a mudança entre os dois personagens. Enquanto ela cresce, se torna uma mulher, uma violoncelista conceituada e se ergue mesmo depois de toda sua perda; vemos ele se perder, se tornando vítima de antidepressivos e se afastando de todos ao seu redor.
Para onde ela foi é uma trama comovente e interessante, porém, eu não gostei do Adam futuro, é claro que precisaria ser mostrado esse seu novo jeito, mas tem momentos que os capítulos se tornam cansativos e monótonos, Ele não é um personagem forte e muitas vezes se perde em seus próprios pensamentos. Mas o livro mostra a forma mais pura de superação e perdão e principalmente como é dada as diferentes mudanças entre duas pessoas que tem o destino entrelaçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário