2/04/2015

[Resenha] Quem é você, Alasca? - John Green

Ano de publicação: 2010
Páginas: 228
Editora: WMF Martins Fontes/ Intríseca (Depende da edição)
Gênero: Ficção juvenil
Classificação: 4/5

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.

O livro gira em torno de Miles Halter, também conhecido como "Gordo" (apesar de o personagem ser magro), um garoto fissurado por "últimas palavras", tanto que adora biografias. Ele vive uma vida na "mesmisse" e espera mudar isso ao entrar em um colégio interno e seguir à procura do Grande talvez. Lá ele acaba conhecendo alguns amigos,  Chip, vulgo Coronel e que acaba se tornando seu melhor amigo; Takumi e Lara que participam do seu ciclo de amizade; e por fim, mas não menos importante, Alasca, a garota pelo qual ele se vê apaixonado.
A adolescência apresentada nesse livro tem muita festa, bebedeira, cigarros, pegação, admito que achei um tanto "exagerado", mas em parte realista. Bom, falando assim vocês vão acabar pensando que o livro só rola animação e curtição, mas não é bem assim, John Green sabe jogar e cria uma obra dramática em cima de tudo isso. Ele mostra que alguns jovens buscam depositar parte do seu sofrimento nisso, tanto é que no final vocês vão chorar muito.
O livro fala muito sobre confiança, adolescência, crises e principalmente sobre amizade. A maneira como é demonstrada aquela "roda de amigos", como tudo é tão simples, algumas vezes enquanto lia eu me pegava rindo sozinha, porquê a obra realmente se assemelha ao cotidiano. Além disso, o autor não tem rodeios, ele fala sobre tudo, da forma mais realista possível. 
Quem é você, Alasca? é uma obra emocionante, que vai te prendendo aos poucos e quando você percebe já está no final. Eu não me surpreendi muito com os personagens, mas adorei e ri muito com a Alasca. Confesso que esperava mais do final, mas isso porquê era algo pelo qual eu já esperava (sofro com isso).



"Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resulta das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil."

"Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante."

"Se as pessoas fossem chuva, eu era a garoa e ela, um furacão."

O mais legal desse livro são as capas, quando eu li foi pela editora WMF Martins Fontes e tinham apenas duas escolhas possíveis, mas hoje a Intrínseca comprou os direitos do livro e sairam muuitas capas lindas, uma melhor que a outra, confere aí!

Ps: a capa preta com a flor na frente tem edição em capa dura, muito amor, né?




Nenhum comentário:

Postar um comentário