3/16/2015

[Resenha] O menino do pijama listrado - John Boyne

Ano de publicação: 2006
Páginas: 186
Editora: Seguinte (Companhia das letras)
Gênero: Ficção, Literatura Irlandesa
Classificação: 4/5

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O Menino do Pijama Listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Bruno é um garoto de 9 anos que não sabe nada sobre o holocausto e sobre a guerra, ele vive em Berlim na Alemanha, com seus pais e sua irmã Gretel, com quem vive implicando. O pai do menino é um comandante e por isso há a necessidade da mudança de cidade, o garoto não fica nada animado, não consegue se acostumar com o novo local, não vai à escola, não faz amizades etc.
Certo dia, Bruno vê pela janela do seu quarto uma cerca e do outro lado várias pessoas de pijama, dos quais ele não sabe nada. O garoto fica tão curioso que decide ir conhecer esse lugar estranho e assim se inicia uma grande aventura.
Bruno não faz ideia do que se passa naquele lugar e pensa em questionar o pai sobre o assunto, ao chegar no escritório (local proibido para as crianças) ele recebe a seguinte resposta: "Aquelas pessoas... Bem, na verdade não são pessoas, Bruno. Não são pessoas no sentido que entendemos o termo.", o que deixa o garoto ainda mais curioso e decide explorar. Durante essa visita à cerca, Bruno conhece Shmuel, um judeu que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele.
O livro é realmente muito tocante, ainda mais por ser contada na visão de uma criança. A amizade entre os dois ultrapassam barreiras, limites e circunstâncias, mesmo em uma Alemanha Nazista, a inocência de uma criança muda tudo e descarta qualquer tipo de preconceito. Resumindo, o livro é ótimo, te faz pensar muito e apesar de ter sido escrito bem rápido (dois dias e meio), ele não deixa de ser bom. Um bom livro pra se ler em um dia, bem curtinho (nem 200 páginas) e que nos emociona do começo ao fim.

2 comentários:

  1. O filme é bem tocante, mais ainda não tive oportunidade de ler o livro. Mas depois da sua resenha, vou procurar adiantar essa leitura.
    Amei o blog e já estou seguindo ♥

    http://feita-deflor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Se você ficou tocada com o filme, vai se emocionar ainda mais com o livro. Beijos.

      Excluir